O que é o FDCL?

Quem somos – O que fazemos

O Centro de Pesquisa e Documentação Chile-América Latina (Forschungs- und Dokumentationszentrum Chile-Lateinamerika e.V.) – FDCL – é uma associação sem fins lucrativos fundada no ano 1974 em Berlim e que desde o início dos anos oitenta está sediada no MehringHof em Berlim. O FDCL é uma das organizações mais antigas no movimento de solidariedade da América Latina e é parte evidente do movimento mundial de globalização.

No marco de nosso continuo trabalho sobreos desenvolvimentos na América Latina, damos especial atenção às relações e trocas entre os movimentos sociais e as forças políticas progressistas aqui e na América Latina. A defesa dos Direitos Humanos, tal como a luta contra a repressão e a impunidade na América Latina é desde sempre uma preocupação central do trabalho do FDCL.

Debaixo do foco regional da América Latina e do Caribe, lidamos com vários aspectos da globalização e das condições básicas internacionais para o desenvolvimento no contexto das chamadas relações Norte-Sul. Os pontos principais do nosso trabalho são o comércio, a agricultura e as matérias-primas.

Com esta orientação, o FDCL se focanas suas atividades no trabalho solidário com a América Latina e no trabalho deeducação, informação e advocacia em Alemanha.: assim, a associação organiza eventos de informação e debates políticos, seminários, workshops e conferências, mostras de cinema, programas culturais e programas de visita com convidados da América Latina e campanhas públicas. Juntamente com outras organizações, o FDCL trabalha em campanhas e coloca as exigências directamente aos decisores políticos.

Sobre os aspectos e temas específicos do nosso trabalho, publicamos estudos, materiais informativos e educativos. O vasto arquivo do FDCL põe à disposição, desde os anos setenta, informações sobre os desenvolvimentos sociais, económicos e políticos na América Latina.

O FDCL é um ponto de referência e de ligação para grupos de solidariedade e interessados na América Latina, que aqui podem participar num projeto aberto para outros. Ao nível nacional e internacional, o FDCL está activamente participando em diversas redes e está envolvido em diversas campanhas em matéria de desenvolvimento e temas de solidariedade.