O FDCL, juntamente com as Notícias da América Latina (LN) e, desde 1996, também com o Grupo de Trabalho de Berlim sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (BLUE21) partilham escritórios nas salas superiores do MehringHof em Berlim, onde a attac-Berlim também é subarrendatária. O FDCL põe as suas instalações à disposição de grupos de trabalho e iniciativas relacionadas com estes temas ou países. Grupos de trabalho individuais da attac-Berlim, bem como da AG-Bergbau da América Latina ou a Kolumbienkampagne utilizam regularmente nosso espacio.
Pedidos de aluguer de espaço: info@fdcl.org
Desde a sua criação, o FDCL colabora com movimentos sociais e com organizações da sociedade civil de toda a América Latina e vê-se como uma referência e uma ligação para grupos de solidariedade com e pessoas interesadas no América Latina que aqui podem aproveitar e envolver-se num projecto aberto para outros. Ao nível nacional e internacional, o FDCL participa ativamente em diversas redes de trabalho e está envolvido em várias agrupacões e campanhas em materia de politica de desenvolvimento e relacionadas com solidariedade. Pessoas individuais, representantes de movimentos sociais e organizações populares da América Latina visitam o FDCL e são apoiados durante toda a visita. O FDCL coopera com várias iniciativas relacionadas com a questão Norte-Sul, de organizações não-governamentais e instituições.
Ao nível nacional, o FDCL é representado nas seguintes redes e uniões:
attac-Deutschland
Archiv-Verbund Archiv3 (associação-arquivo)
Berliner Entwicklungspolitischen Ratschlag (BER) – Conselho de políticas de desenvolvimento berlinense
Brasiliengruppen Deutschlands Kooperation Brasilien (KoBra) – Grupo de cooperação Alemanha-Brasil
e através da KoBra também da Mesa Redonda Brasil
Bundeskongress Internationalismus (BUKO)
Bildungsnetzwerk “Eine Welt Berlin” des Entwicklungspolitischen Bildungs- und Informationszentrum – EPIZ e.V.
CorA – Corporate Accountability Netzwerk für Unternehmensverantwortung
Forum Umwelt&Entwicklung (AG Handel und AG Landwirtschaft&Ernährung)
AK-Rohstoffe, ein Netzwerk deutscher Nichtregierungsorganisationen
Koalition gegen Straflosigkeit
Netzwerk Selbsthilfe
Tropenwaldnetzwerk Brasilien
Dachverband der Kritischen Aktionärinnen und Aktionäre e.V.
Ao nível internacional:
Alternative Trade Mandate (ATM)
Enlazando Alternativas, uma rede latinoamericana-europeia
Seattle to Brussels
„Dismantle Corporate Power and Stop Impunity“
O FDCL colabora com diversas organizações não-governamentais europeias em os siguientes projetos:
Hands off the land (mãos fora da terra)
Desde Abril de 2011, o FDCL está envolvido no projecto de três “Hands off the Land – Take action against Land Grabbing”. Juntamente com o TNI Transnational Institute (Holanda), FIAN Internacional, FIAN Alemanha, Holanda FIAN FIAN Áustria e IGO (Polónia) o FDCL gere o trabalho de informação e sensibilisação para apoiar as iniciativas da sociedade civil contra as violações dos direitos humanos pelas aquisições de terras em larga escala . As organizações envolvidas estão a par de iniciativas internacionais para regular o investimento na agricultura e na implementação do direito à alimentação. O projeto é co-financiado pela União Europeia. O projeto será concluído em Março de 2013.
Put MDG 1 back on track
Desde Março de 2011, o FDCL gere um projecto de três anos, intitulado: “Put MDG 1 back on track: supporting small-scale farmers, safety nets and stable markets to achieve food security“. Juntamente com as ONG Glopolis (República Checa), SOS FAIM Belgique (Bélgica) e SOS FAIM Luxemburgo (Luxemburgo) gere as acções de informação e educativas para fortalecer a vontade política de atingir o primeiro objectivo do milénio (erradicar a pobreza extrema e a fome). O projeto é co-financiado pela União Europeia. O projeto será concluído em abril de 2013.
Just Trade?!
O projeto Just Trade?! (“Comércio justo ou razoável?”) pede um desenvolvimento equitativo e sustentável a uma maior coerência do desenvolvimento e da política comercial da UE. O projecto é apoiado por: Ecologistas en Acción(Espanha), FDCL (Alemanha), Glopolis (República Checa), Protect the Future (Hungria) e pelo Instituto Transnational Institute (Holanda). Neste site, apresentamos as actividades e publicações do projecto. O projeto é co-financiado pela União Europeia. O projeto foi concluído em Fevereiro de 2013.